sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Espanhol: 7º ano - produção de biografias

Introdução Este é o terceiro de uma série de oito projetos didáticos de espanhol para alunos do Ensino Fundamental II. As aulas são publicadas quinzenalmente. Confira a série completa ao lado. 

Objetivos Conhecer melhor sua família e sua própria historia; 
Construir vocabulário relativo a parentesco em espanhol; 

Conteúdos 

Planejamento e escrita de uma biografia de um parente; 
Construção de uma árvore genealógica. 

Ano 
7º ano 

Tempo estimado 
Um semestre 

Material necessário 
Biografias de pessoas conhecidas do mundo de língua espanhola; 
Uma árvore genealógica para usar como modelo; 
Fotos e documentos antigos. 

Desenvolvimento 

1ª etapa - Apresentando o projeto 
Comece a aula perguntando aos alunos: quem é o mais idoso na sua família? O que você sabe sobre ele? Deixe que a turma responda e peça que prestem atenção na estrutura de suas famílias. Quantos tios têm? E quantos primos? O que sabem sobre eles. E os avós, como são? 

Divida os alunos em duplas e proponha que conversem sobre seus familiares e tentem montar uma primeira versão da árvore genealógica, coloquem no papel os nomes de pais, tios, primos, avós, e percebam quais informações faltam. Circule entre os alunos para identificar o quanto conhecem ou não sobre a história da família. 

Após essa conversa, informe a eles que, nas próximas aulas, irão montar a árvore genealógica de suas famílias e escrever a biografia de uma das pessoas que mais admiram usando a língua espanhola. Enfatize que, com essas atividades, os estudantes vão aprender o vocabulário relativo a parentesco, e poderão, também, conhecer um pouco sobre as histórias de suas famílias e dos seus colegas. 

Em seguida, apresente uma árvore genealógica em espanhol à classe, como modelo. Peça que a analisem e elenquem as etapas envolvidas na produção de uma árvore como essa. Liste as etapas num papel pardo que deverá ficar afixado na classe para que juntos possam cumprir cada uma das etapas do projeto. 

2ª etapa - Conhecendo a genealogia 
Reapresente ao grupo a árvore genealógica com textos em espanhol sobre os familiares. Faça uma análise da estrutura dela, mostrando aos alunos as relações parentais. Em seguida, entregue à turma cópias da árvore e peça que, em duplas, sublinhem as palavras que indicam as relações familiares (pai / mãe / irmão e irmã / filho e filha / avô e avó em espanhol). 

Entregue às duplas árvores em branco e solicite que completem com as informações de suas famílias, utilizando as palavras que destacaram no modelo. Explique que ela será usada como rascunho, para depois produzir o trabalho final. 

Sugira que escrevam na árvore as profissões, nome completo, local e data de nascimento dos familiares e alguma característica particular de cada um (boa cozinheira, bom amigo, torcedor do Santos, engraçado etc.). Proponha, também, uma pesquisa sobre as histórias da família e diga para os alunos conversarem com seus pais, avós ou tios. 

Terminada a atividade, peça que preparem a versão final da árvore em casa, para apresentar na semana seguinte. Defina a forma de apresentação (painel, cartolina, data show) e ressalte que é importante incluir dados e fotos da família. 

3ª etapa - Aproximando-se das biografias Leve para os alunos biografias em espanhol de pessoas conhecidas, leia-as em sala e faça uma análise da estrutura do texto com o grupo. Peça que prestem atenção nos títulos e nas informações contidas em cada parágrafo (nascimento, infância, escola, vida profissional, família, etc.). Após o exercício faça uma lista com a moçada de quais são os aspectos que costumam aparecer numa biografia. 

Em seguida, faça o exercício contrário. Escolha um personagem, apresenta informações sobre a vida dele para os alunos, e peça que escrevam uma pequena biografia, colocando as informações em parágrafos, em ordem cronológica. 

Peça que, para a aula seguinte, cada aluno escolha um familiar para fazer uma biografia e traga informações sobre ele anotadas. 

4ª etapa - Planejando a biografia dos familiares 
Proponha que a turma construa, coletivamente, em espanhol, uma biografia de um personagem conhecido, que servirá de modelo para as produções individuais. Vá anotando no quadro o passo a passo da atividade e elencando as principais informações que devem ser colocadas. 

Em seguida, peça que cada aluno faça um planejamento da sua escrita. A partir dele, a turma poderá checar quais informações ainda faltam, que devem ser procuradas em casa. 

5ª etapa - Produzindo as biografias 
Tendo em mãos informações e o planejamento do texto os alunos devem iniciar a produção de suas biografias. Sem dúvida muitas palavras em português ainda aparecerão e talvez a estrutura também ainda tenha problemas. 

Peça que entreguem a primeira versão, corrija-a e devolva aos alunos, para a rescrita. 
É importante preparar atividades para trabalhar com a estrutura lingüística das biografias - pronomes, marcadores de tempo, adjetivos, verbos em tempo passado entre outros - para ajudar os alunos a qualificarem seus textos. 

6ª etapa - Revisando as biografias 
Escolha trechos de biografias dos alunos que representem os problemas que o grupo tem. Esses trechos podem ser colocados em transparências se a escola tiver retro-projetor, ser projetados em data-show ou ser copiado no quadro sempre da forma como o aluno escreveu. Faça uma análise com o grupo de como aqueles trechos podem ser melhorados. Após essa etapa, cada aluno deve retomar seus textos e revisá-los. Por fim recolha as produções finais, leia-as e dê retorno por escrito. 

7ª etapa - Publicando Proponha que os alunos façam molduras para os textos e convidem os familiares para entregar as arvores genealógicas e as biografias. O dia dos pais, dia das mães e / ou avós pode ser uma boa opção. 

Produto final 
Arvore genealógica (tamanho sugerido folha A3) e biografia em espanhol do parente homenageado, que serão dadas de presente à família. 

Avaliação Avalie as etapas de construção da arvore genealógica, a quantidade de dados de cada familiar, as fotos conseguidas e sua apresentação. É importante considerar que é mais difícil conseguir informações sobre parentes mais distantes. Avalie a escrita da biografia, observando a qualidade das pesquisas, a estrutura do texto e o uso dos marcadores temporais em espanhol.


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-estrangeira/pratica-pedagogica/espanhol-7o-ano-producao-biografias-578516.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Espanhol: 7º ano - produção de biografias

Introdução Este é o terceiro de uma série de oito projetos didáticos de espanhol para alunos do Ensino Fundamental II. As aulas são publicadas quinzenalmente. Confira a série completa ao lado. 

Objetivos Conhecer melhor sua família e sua própria historia; 
Construir vocabulário relativo a parentesco em espanhol; 

Conteúdos 

Planejamento e escrita de uma biografia de um parente; 
Construção de uma árvore genealógica. 

Ano 
7º ano 

Tempo estimado 
Um semestre 

Material necessário 
Biografias de pessoas conhecidas do mundo de língua espanhola; 
Uma árvore genealógica para usar como modelo; 
Fotos e documentos antigos. 

Desenvolvimento 

1ª etapa - Apresentando o projeto 
Comece a aula perguntando aos alunos: quem é o mais idoso na sua família? O que você sabe sobre ele? Deixe que a turma responda e peça que prestem atenção na estrutura de suas famílias. Quantos tios têm? E quantos primos? O que sabem sobre eles. E os avós, como são? 

Divida os alunos em duplas e proponha que conversem sobre seus familiares e tentem montar uma primeira versão da árvore genealógica, coloquem no papel os nomes de pais, tios, primos, avós, e percebam quais informações faltam. Circule entre os alunos para identificar o quanto conhecem ou não sobre a história da família. 

Após essa conversa, informe a eles que, nas próximas aulas, irão montar a árvore genealógica de suas famílias e escrever a biografia de uma das pessoas que mais admiram usando a língua espanhola. Enfatize que, com essas atividades, os estudantes vão aprender o vocabulário relativo a parentesco, e poderão, também, conhecer um pouco sobre as histórias de suas famílias e dos seus colegas. 

Em seguida, apresente uma árvore genealógica em espanhol à classe, como modelo. Peça que a analisem e elenquem as etapas envolvidas na produção de uma árvore como essa. Liste as etapas num papel pardo que deverá ficar afixado na classe para que juntos possam cumprir cada uma das etapas do projeto. 

2ª etapa - Conhecendo a genealogia 
Reapresente ao grupo a árvore genealógica com textos em espanhol sobre os familiares. Faça uma análise da estrutura dela, mostrando aos alunos as relações parentais. Em seguida, entregue à turma cópias da árvore e peça que, em duplas, sublinhem as palavras que indicam as relações familiares (pai / mãe / irmão e irmã / filho e filha / avô e avó em espanhol). 

Entregue às duplas árvores em branco e solicite que completem com as informações de suas famílias, utilizando as palavras que destacaram no modelo. Explique que ela será usada como rascunho, para depois produzir o trabalho final. 

Sugira que escrevam na árvore as profissões, nome completo, local e data de nascimento dos familiares e alguma característica particular de cada um (boa cozinheira, bom amigo, torcedor do Santos, engraçado etc.). Proponha, também, uma pesquisa sobre as histórias da família e diga para os alunos conversarem com seus pais, avós ou tios. 

Terminada a atividade, peça que preparem a versão final da árvore em casa, para apresentar na semana seguinte. Defina a forma de apresentação (painel, cartolina, data show) e ressalte que é importante incluir dados e fotos da família. 

3ª etapa - Aproximando-se das biografias Leve para os alunos biografias em espanhol de pessoas conhecidas, leia-as em sala e faça uma análise da estrutura do texto com o grupo. Peça que prestem atenção nos títulos e nas informações contidas em cada parágrafo (nascimento, infância, escola, vida profissional, família, etc.). Após o exercício faça uma lista com a moçada de quais são os aspectos que costumam aparecer numa biografia. 

Em seguida, faça o exercício contrário. Escolha um personagem, apresenta informações sobre a vida dele para os alunos, e peça que escrevam uma pequena biografia, colocando as informações em parágrafos, em ordem cronológica. 

Peça que, para a aula seguinte, cada aluno escolha um familiar para fazer uma biografia e traga informações sobre ele anotadas. 

4ª etapa - Planejando a biografia dos familiares 
Proponha que a turma construa, coletivamente, em espanhol, uma biografia de um personagem conhecido, que servirá de modelo para as produções individuais. Vá anotando no quadro o passo a passo da atividade e elencando as principais informações que devem ser colocadas. 

Em seguida, peça que cada aluno faça um planejamento da sua escrita. A partir dele, a turma poderá checar quais informações ainda faltam, que devem ser procuradas em casa. 

5ª etapa - Produzindo as biografias 
Tendo em mãos informações e o planejamento do texto os alunos devem iniciar a produção de suas biografias. Sem dúvida muitas palavras em português ainda aparecerão e talvez a estrutura também ainda tenha problemas. 

Peça que entreguem a primeira versão, corrija-a e devolva aos alunos, para a rescrita. 
É importante preparar atividades para trabalhar com a estrutura lingüística das biografias - pronomes, marcadores de tempo, adjetivos, verbos em tempo passado entre outros - para ajudar os alunos a qualificarem seus textos. 

6ª etapa - Revisando as biografias 
Escolha trechos de biografias dos alunos que representem os problemas que o grupo tem. Esses trechos podem ser colocados em transparências se a escola tiver retro-projetor, ser projetados em data-show ou ser copiado no quadro sempre da forma como o aluno escreveu. Faça uma análise com o grupo de como aqueles trechos podem ser melhorados. Após essa etapa, cada aluno deve retomar seus textos e revisá-los. Por fim recolha as produções finais, leia-as e dê retorno por escrito. 

7ª etapa - Publicando Proponha que os alunos façam molduras para os textos e convidem os familiares para entregar as arvores genealógicas e as biografias. O dia dos pais, dia das mães e / ou avós pode ser uma boa opção. 

Produto final 
Arvore genealógica (tamanho sugerido folha A3) e biografia em espanhol do parente homenageado, que serão dadas de presente à família. 

Avaliação Avalie as etapas de construção da arvore genealógica, a quantidade de dados de cada familiar, as fotos conseguidas e sua apresentação. É importante considerar que é mais difícil conseguir informações sobre parentes mais distantes. Avalie a escrita da biografia, observando a qualidade das pesquisas, a estrutura do texto e o uso dos marcadores temporais em espanhol.


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-estrangeira/pratica-pedagogica/espanhol-7o-ano-producao-biografias-578516.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.